Resenha da HQ Watchmen + HQ vs. Filme.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Hey yo!
I'm back.
Hoje eu vim fazer resenha sobre o HQ Watchmen.
Então vamos lá.

A sombria e inigualável trama tem inicio com as ilusões paranoicas do supostamente herói insano Rorschach, um dos Vigilantes que patrulhavam os EUA décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis - ou, pior ainda, milhões de civis inocentes? Fugindo da lei, Rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas... e o que descobrem poderá alterar o próprio destino do planeta Terra!

Um aviso pra você que quer ler esse HQ pra ver super-heróis cheios de virtudes e superpoderes incríveis, então nem abra esse HQ. Porque ele mostra seres humanos normais que não tem poderes nenhum, mas pelo senso de justiça - ou alto promoção - vestem fantasias e vão derrubar mafias e políticos corruptos. Esses super-heróis, alguns são podres, ou insanos, e outros simplesmente acham que nasceram para isso.
A história começa a se desenrolar quando um velho super-herói, chamado de Comediante, é brutalmente espancado e jogando de sua janela de seu apartamento em um  andar altíssimo. Mas ninguém sabe que aquele homem todo amassado no asfalto é o Comediante - identidade secreta, baby -, apenas Rorschach descobre quem Edward Blake era. Então ele começa a desvendar uma rede gigantesca de planos que tem sua prioridade mudar o mundo.
A história no começo é confusa, tanto pelo excesso de informação quanto pela quantidade de personagens e cenas.Mas já no segundo volume, você se habitua com isso. No final de cada volume é um tipo de dossiê, que serve tanto para você entender quem eram os Homens-Minuto e os personagens.
Todos esses problemas na verdade, começam na década de 30 pra 40, logo quando os primeiros HQs começaram a sair e inspiraram jovens americanos a se vestirem como super-heróis e lutar contra o crime. Com o tempo, esses vigilantes encapuzados acabam caindo em anonimato, então Hollis Mason, o primeiro Coruja, escreve sua auto biografia, chamada Sob o Capuz. Então no final da década de 60, os vigilantes voltam. Mas entre eles há um verdadeiro super-herói, o Dr. Manhattan. Ele havia sido um ser humano normal, mas depois de um acidente no laboratório, ele se torna algo mais. Um novo ser que controla os átomos.

Sem mim, as coisas teriam sido diferentes. Se o gordo não tivesse esmagado o relógio, se eu não tivesse o deixado na câmara... Sou eu o culpado, então? Ou o gordo? Ou meu pai por escolher minha carreira? Qual de nós é responsável? Quem faz o mundo?Talvez o mundo não seja feito. Talvez nada seja feito. Talvez simplesmente seja, tenha sido, será eternamente um relógio sem artesão. - Edição 4 pág. 27 e 28
E depois de alguns anos, eles também caem em decadência, quando os policiais e os civis fazem greves para que esses vigilantes mascarados sejam presos. Então entra em vigor a lei Keene, onde ser vigilante mascarado é crime. O único aprovado por lei, é o Comediante, que trabalha para o governo.
A história se passa no mês de Outubro e começo de Novembro do ano de 1985. Onde eles temem uma guerra nuclear, que a cada dia se aproxima mais e mais. Não tem como focar em um só personagem, pois o foco muda de personagem para personagem e isso faz com que você veja como cada uma é.
Bom, eu simpatizei um pouco com cada personagem, mas o único que não me desceu foi o Comediante. Não gosto do jeito infame e podre ele. Mas o pior é que ele era esperto e sabia que havia algo de errado acontecendo. O meu preferido era o Rorschach. Eu adoro esse tipo de herói insano que na verdade não é insano, mas o mais são de todos.Eu realmente amei cada segundo que eu li esse HQ, é uma história extremamente violenta, mas com uma mensagem de fundo. Um filosofia.

Olhei para o céu além da fumaça cheia de gordura humana e Deus não estava lá. A escuridão fria e sufocante prossegue eternamente e a gente está sozinho. Levamos a vida sem nada melhor para fazer. A razão, inventamos depois. Nascemos do nada, temos filhos condenados ao inferno como nós, voltamos ao nada. Só existe isso. A existência é aleatória. Sem padrão, a não ser o que imaginamos depois de ficar olhando por muito tempo. Não são forças metafísicas vagas que moldam este mundo. Não é Deus quem mata as crianças. Não é o destino que as trucida ou a sina que as dá de comer comer aos cães. Somos nós. Só nós. - Edição 6 pág. 26
Sobre o fim, eu não esperava. Tipo, eu já tinha visto o fim do filme antes de ler e sabia quem era o "vilão" da história, mas como ele fez, o porque ele fez e o que acontece depois, é algo que eu não esperava e eu gostei. Não foi um fim clichê. Não foi um fim terrível. Foi o fim certo, para essa história.
Agora só me falta comprar os complementos que mostram os heróis e os vilões antes de toda essa trama em HQs individuais. Ai ai, falta-me o dinheiro.


 Ignorem minhas pernas, ta?





Esse HQ é meu xodó, então já viu, né?


Ao final de cada capitulo, o sangue cada vez mais se aproximando do relogio que cada vez mais se aproximava da meia noite.

HQ vs. Filme

Então, eu assisti o filme e só tenho uma coisa pra dizer sobre ele. PERFEIÇÃO. Foi uma adaptação super fiel e teve quase 3 horas de filme. Isso mesmo e ainda faltaram alguns detalhes, mas me senti extremamente feliz pelas 3 horas e por eles colocarem quase tudo. Tiveram cenas com um nível de fidelidade que até assusta. Quando você se acostuma com adaptações estilo Percy Jackson, uma adaptação do porte de Watchmen (ou Em Chamas) faz com que você se sinta extremamente feliz.
Não tenho nem palavras pra descrever como os atores são extremamente parecidos com os personagens do HQ. E a atuação deles é impecável.
Como eu disse, o filme teve quase 3 horas de duração e ainda faltou coisa, mas o mais importante está lá e eles tiraram algumas informações por que senão quem tivesse assistindo fiaria sobrecarregado com elas. Eu entendo plenamente. O grande plano se altera levemente para que não tenham que explicar demais sobre os artistas perdidos e não tenha que explicar mais coisas e coisas. Se fosse fazer o filme com toda a informação do HQ, ficaria umas 6 horas facilmente. Então não. Já quase tive uma overdose de informação vendo o filme. 
Algumas fotozinhas do filme pra ficarem na vontade.



O mundo irá olhar para cima e gritar "Nos Salve" e eu irei sussurrar "Não".

Então, leiam o HQ (que é incrivel), assistam o filme (que é espetacular) e comentem aqui.

Bom, isso é tudo pessoal.
Ingra.

Um comentário:

  1. Arrasou! Tava enrolando pra ler esse HQ e quando ia comprar acabava levando outros que eu já era mais familiarizada (Deadpool, Batman...) e essa resenha e a comparação com o filme, que eu já assisti, me incentivaram a adquirir logo o HQ pra ler também. ;)

    ResponderExcluir